O Instituto PCI

Uma associação privada sem fins lucrativos criada para colaborar na implementação da Estratégia PCI: Produzir, Conservar, Incluir
Instituto PCI
O que é o Instituto PCI
Em 27 de fevereiro de 2019, o Decreto nº. 46 do Governo do Estado de Mato Grosso estabelece em seu Art. 1º que a Estratégia: Produzir, Conservar e Incluir, conduzida no âmbito da Administração Pública estadual pela Casa Civil, será implementada em colaboração com associação privada, sem fins lucrativos, denominada Instituto PCI (CNPJ 51.024.695/0001-82).
O Instituto PCI é responsável por
Viabilizar, coordenar e articular ações entre os múltiplos atores provenientes da atividade econômica, institucional e/ou acadêmica, conectados, direta ou indiretamente, com as finalidades da Estratégia PCI.
Fomentar, recomendar e executar Políticas Públicas, ações, programas e medidas que contribuam para os objetivos da Estratégia PCI.
Identificar oportunidades de captação de recursos financeiros junto a doadores e investidores públicos e privados, nacionais ou estrangeiros.
Gerir e monitorar programas, projetos e seus recursos no âmbito da Estratégia PCI, por si ou por colaboração com outras instituições públicas ou privadas.
Desenvolver padrões, indicadores e procedimentos de gestão, geração e produção sustentável de ativos ambientais, certificação, por meio de plataformas, bancos de dados ou registros físicos ou eletrônicos, visando a transparência, rastreabilidade e compliance.
O formato de implementação da PCI, como uma entidade de direito privado, oferece as seguintes vantagens a diferentes stakeholders.
  • A doadores e “grantees”, possibilita transparência, previsibilidade, otimização da aplicação de recursos, efetividade, escalabilidade, alavancagem de novos recursos, além de ganhos de eficiência na gestão financeira e minimização de custos de operação devido a ganhos de escala;
  • Ao governo possibilita o uso de um instrumento sem as tradicionais limitações das regras orçamentárias, nem de contratação de pessoal, com execução de recursos mais responsiva e flexibilidade de ação, além de compliance e robustez na aplicação de recursos;
  • Aos beneficiários permite a consolidação de uma Política de longo prazo (perene) através de um instrumento de governança que fomenta a participação pública com independência dos ciclos políticos garantindo assim a continuidade da Estratégia.
Objetivos PCI

O Instituto PCI tem por fins

A partir de 2019, a Estratégia PCI será implementada em parceria com o Instituto PCI
I – Aportar recursos estratégicos para a expansão e aumento da eficiência sustentável da produção agropecuária e florestal, bem como para a conservação dos remanescentes de vegetação nativa.
II – Auxiliar na recomposição de passivos ambientais.
III – Contribuir para inclusão socioeconômica da agricultura familiar e populações tradicionais.
IV – Apoiar a implementação de programas, projetos e outras iniciativas públicas e privadas, suprindo, viabilizando ou fornecendo recursos humanos, técnicos, materiais, pesquisa e desenvolvimento e financeiros para sua execução, de origem própria ou não.
V – Promover e participar de parcerias com o Poder Público, com a Sociedade Civil e com a iniciativa privada, no desenvolvimento de suas atividades.
VI – Contribuir, nos marcos do desenvolvimento sustentável e do comércio justo, para o desenvolvimento de iniciativas públicas e privadas promotoras de desenvolvimento social, geradoras de trabalho e renda e repartidoras justas e equitativas de benefícios para os setores da agricultura, pecuária, florestas, agricultura familiar e de populações locais ou tradicionais.
VII – Fomentar programas e projetos inovadores, testes de modelos e metodologias participativas e multidisciplinares.
VIII – Promover redes de oportunidades entre seus Associados, bem como mantê-los informados acerca das tendências relativas aos setores da agricultura, pecuária, florestas, agricultura familiar e de populações locais ou tradicionais.
IX – Gerar e disseminar informações, elaborar estudos e diagnósticos, monitorar, supervisionar, bem como fazer recomendações sobre ações prioritárias, estratégias e políticas públicas no seu campo de atuação, inclusive considerando os pontos de vista dos seus parceiros e de grupos de interesse associados à sua missão.
X – Implementar ou apoiar programas, projetos ou ações quer de âmbito nacional e internacional, de mudanças climáticas, mitigação e adaptação, de fomento de atividades de pesquisa e estudos, de inovação tecnológica, de intercâmbio técnico, bem como de capacitação de recursos humanos, podendo, inclusive, fornecer bolsas e auxílios de estudos e de pesquisas.
XI – Organizar comitês, comissões e grupos de estudo, promover eventos, seminários e palestras, participar e contribuir em eventos e estudos relacionados com o aprimoramento da legislação sobre produção agrícola, pecuária, florestal e conservação ambiental, objetivando o desenvolvimento econômico sustentável e a harmonização entre produção e conservação, e o uso de tecnologias inovadoras de produção e conservação.
Fundadores PCI
Funda​dores

O Instituto Produzir, Conservar e Incluir, também designado pela sigla PCI, fundado em 15 de Março de 2019, é uma associação de direito privado, sem fins econômicos e lucrativos.
Durante o segundo semestre de 2018, as instituições de cada categoria representada no Comitê Estadual da Estratégia PCI foram convidados a participar da fundação desta Associação. As seguintes instituições candidataram-se a criar o Instituto, sendo então seus membros fundadores, aqui apresentados.

Conselho de Administração
O Conselho de Administração é o órgão colegiado de deliberação superior do PCI, a quem compete a sua administração direta e deliberação quanto às atividades fins da Associação. São hoje membros deste Conselho.
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal do Instituto PCI terá as funções de verificar sua situação financeira e prestação de contas, e assegurar que os sistemas administrativos, de contabilidade, os controles e as atualizações das informações financeiras, bem como a proposta de limites para a aprovação de realização de despesas e investimentos, estejam adequados, assim como assegurar que a auditoria externa seja contratada e conduzida de forma eficiente.
Conselho Consultivo

O Conselho Geral Consultivo é uma unidade de aconselhamento que deve servir como instrumento de aconselhamento técnico e estratégico para o Conselho de Administração, sem que, contudo, tenha qualquer responsabilidade social em relação à associação.
Os membros do Conselho Geral Consultivo serão indicados pelos membros e escolhidos pelo colegiado do Conselho de Administração, dentre pessoas com interesse e conhecimento nas áreas de atuação do PCI, portadoras de competências específicas e capazes de contribuir para que o PCI opere adequadamente, e que representem órgãos, poderes ou entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais que possuam atividades correlatas aos fins do PCI.
Com a criação do Instituto PCI, os membros do CEEPCI foram convidados a fazer parte do Conselho Consultivo do Instituto PCI.
As Instituições que já aderiram ao Instituto PCI em seu Conselho Consultivo:

Instituições do Comitê Estadual da Estratégia PCI:

FAMATO
Acrimat
Ampa
Aprofir
Aquamat
AcrismatAC

Cipem
Arefloresta
GTPS
Anoreg
RTRS

FIEMT
Fetagri
Fepoimt
Pecsa
Carrefour

Roncador
Althelia
ONF Brasil
Fundação Mato Grosso
IPAM

EDF
Aliança da Terra
Instituto Socio Ambiental
Amigos da Terra
Ação Verde

Conselho de Doadores
O Conselho de Doadores será composto pelos financiadores e doadores da PCI. Poderão fazer parte do Conselho potenciais doadores ou financiadores, na qualidade de observadores sem direito a voto, com o objetivo de acompanhamento e suporte na captação de recursos, além de análise de estratégias de investimento.
Comitê de Monitoramento

O Comitê de Monitoramento deverá acompanhar os avanços em direção à visão estabelecidas pelas metas do PCI para Mato Grosso em 2030, subsidiando o aperfeiçoamento ou redirecionamento de ações e garantindo a credibilidade e transparência da estratégia.

Comitê de Investimento

O Comitê de Investimentos é a instância responsável por analisar a viabilidade financeira dos programas, projetos e atividades do PCI face aos recursos financeiros captados, suas regras de aplicação e as diretivas publicadas e definidas pelo conselho de administração do PCI.

Equipe PCI

Richard Smith

Diretor Executivo do Instituto PCI

Richard é formado em engenharia sanitária e ambiental com mestrado em engenharia ambiental e sólida experiência em gerenciamento de projetos com os temas agronomia, produção agrícola sustentável, mudanças climáticas, relações internacionais, restauração florestal, agricultura familiar, agendas indígenas, entre outros tópicos.

Possui mais de 15 anos de experiência em captação de recursos e gestão de projetos e equipes como analista sênior, consultor internacional (Environmental Defense Fund), coordenador regional em Mato Grosso (IPAM) e Diretor Executivo (Instituto PCI). Experiência comprovada em planejamento de ações, implementação de mecanismos financeiros para proteção florestal (CONSERV/IPAM), gestão e prestação de contas a doadores internacionais (NORAD, Consumer Goods Forum, Soft Commodities Fórum, Land Innovation Fund, entre outros).

Responsável por apresentações em fóruns internacionais com alto nível do governo de MT em COPs e outros eventos internacionais.

Amplo conhecimento e experiência prática em sistemas REDD+, ICAO/CORSIA, mecanismos PES, negociações internacionais da UNFCCC, especialmente no Artigo 6, áreas protegidas, produção sustentável de commodities e tópicos relacionados.

Experiência e eficácia reconhecidas na coordenação de governança de fóruns multissetoriais, como o Rio Food Vision, a maior iniciativa do Brasil na época para o fornecimento sustentável de alimentos nas Olimpíadas Rio 2016. Coordenador do PCI Corporate Action Group para mobilização e engajamento de empresas de grande porte na estratégia PCI. Implementação da regionalização da estratégia PCI no Oeste de Mato Grosso, estruturando a governança em nível regional e local, em consonância com a governança estadual, além de arrecadar mais de US$ 5 milhões em 2022/23 para execução de ações no cenário MT. Participação nos Comitês de Investimento e Acompanhamento do PCI.

Ricardo Woldmar

Economista Ambiental

Ricardo Woldmar é formado em Administração pela FAAP (SP) em 2008, com Mestrado em Economia de Recursos Naturais e Meio Ambiente pela University of Birmingham (UK) em 2011 e pós-graduação em Restauração de Florestas Tropicais pela Yale University (USA) em 2021.

Woldmar trabalhou como pesquisador no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) entre 2013 e 2017 onde foi responsável pelo desenvolvimento do projeto Unlocking Forests Finance (UFF). Em 2018 foi para Londres (UK) onde trabalhou na CDP desenvolvendo o questionário de florestas, sendo essa a maior plataforma de reporte ambiental corporativo do mundo. Em 2020 integrou a equipe da Palladium em São Paulo para ajudar o desenvolvimento de um plano de negócios para cumprimento das metas de restauração de florestas do Fundo Vale. Em 2021 tornou-se consultor das Nações Unidas sendo responsável pela análise socioambiental de diversos projetos de financiamento para governos na África, Asia e Caribe.

Em 2021 assumiu o cargo de Gerente de Projetos da PCI, no Mato Grosso sendo responsável pela contratação e supervisão consultorias terceirizadas, engajamento, representação institucional, M&A e planejamento financeiro das ações estratégicas e operacionais da PCI.

Roberta Colombo

Científica Contábil

Roberta Gisele Colombo é formada em Ciências Contábeis pela UNIC – Universidade de Cuiabá (2002 – 2005) e pós-graduada Lato Sensu em Gestão Pública com Ênfase em Elaboração de Projetos Estratégicos pela Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia Darwin na área de conhecimento em Educação (2006 – 2007).

Roberta integrou a Secretaria de Estado de Infra Estrutura de Mato Grosso, de 2003 a 2011, principalmente na área administrativa.
Atuou na Secretaria das Cidades – SECID, onde exerceu o cargo de Analista Administrativo Nível Superior de 2016 a 2018.

Em dezembro de 2020 assumiu o cargo de Gerente Administrativo da Estratégia Produzir, Conservar, Incluir, a qual é responsável pelo acompanhamento para nova fase da implantação do Instituto PCI.

Endereço PCI

Rua C, s/n
Centro Político Administrativo
Cuiabá – MT
CEP 78049-913

Diretor Executivo: r.smith@pcimt.org
Gerente de Projetos: r.woldmar@pcimt.org
Administração: r.colombo@pcimt.org