Entre os dias 27 e 29 de junho de 2023 foi realizado em Bruxelas, Bélgica, o Land & Carbon Lab’s Summit. A conferência, organizada pelo World Resource Institute (WRI) com apoio do NICFI e Bezos Earth Fund, reuniu mais de 650 participantes de mais de 60 países. O Instituto PCI, representado por Ricardo Woldmar, participou do evento por meio do Marketplace, sendo este um espaço para promoção de negócios inovadores por meio de balcões de atendimento de diversas instituições.
O Land & Carbon Lab’s Summit é uma conferência global para formuladores de políticas e profissionais voltados para o uso de tecnologias geoespaciais e monitoramento dos Nature Based Solutions (NbS) e do clima. O evento reuniu cientistas, tomadores de decisão e especialistas das áreas de georreferenciamento, florestas e clima para discutir soluções de otimização do uso de terra no Brasil e no mundo.
2023 permitiu que os participantes compartilhem conhecimento, fortaleçam colaborações e façam novos contatos, com o objetivo de avançar no desenvolvimento e implantação do monitoramento geoespacial em oito áreas de ação. São elas:
- Acelerar a implementação da restauração da paisagem a nível local
- Combater o desmatamento e os crimes contra a natureza
- Fortalecimento da administração da terra liderada por comunidades locais
- Responsabilidade para cadeias de suprimentos sem conversão
- Melhorar os mecanismos de política e financiamento para soluções baseadas na natureza
- Planejamento do uso da terra para sistemas alimentares mais sustentáveis
- Acompanhamento transparente do progresso em relação aos compromissos globais
- Criar áreas urbanas mais equitativas, sustentáveis e resilientes
Na oportunidade, também foi apresentado o Instituto PCI e o seu potencial de catalisar financiamento para a Estratégia PCI, além do Pitchbook, sendo esta uma ferramenta para detalhamento de diversos projetos e iniciativas de Mato Grosso que estão contribuindo com o avanço das metas da estratégia PCI na reunião.
De acordo com Ricardo Woldmar, “o Pichbook PCI é uma iniciativa inovadora que tem o potencial de alavancar financiamento privado e público para acelerar a implementação da PCI no estado de Mato Grosso”.
A SEMA de Mato Grosso e o ICV também participaram da cúpula com uma apresentação sobre o “Monitoramento de florestas para aplicação da lei: Experiências subnacionais”. Nesta sessão as instituições mostraram como o governo e a sociedade civil estão trabalhando em conjunto na região. As instituições também compartilharam os sucessos e desafios do monitoramento florestal para identificar e responder a possíveis casos de desmatamento e degradação ilegais.
Durante os três dias de evento, o Instituto PCI realizou conversas com instituições diversas, com o objetivo de fortalecer a estratégia PCI em Mato Grosso, tais como: o US Department of State, TFA, ABIOVE, RTRS, LAPIG, FAO, INPE, IKEA, NICFI, BEIS, Agrotools, MapBiomas, Imaflora, Stokholm Environment Institute, entre outros.