Membros do Comitê

Diversas instituições tem participado e contribuído com o Comitê de Monitoramento da PCI, entre elas IMEA, ICV, GIZ, IPAM, TNC, IDH, Intermat, ONF, Ação Verde além de SEMA, SEDEC, SEAF, SEDUC e Casa Civil de Mato Grosso.

Coordenação: Raquel Carvalho - ICV

Em 2024, os membros deverão confirmar sua participação. 

Caso sua instituição tenha interesse em participar deste Comitê, informe seu interesse pelo email  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ações

Criação do Grupo de Trabalho de Monitoramento

Ao final de 2016, foi proposta no âmbito do Comitê Estadual da Estratégia PCI, a criação de um Grupo de Trabalho para o monitoramento das metas, embrião do atual Comitê de Monitoramento da PCI. O GT definiu que anualmente a PCI realizará a avaliação da evolução de suas metas e os resultados serão publicados e disponibilizados por meio de um relatório.

Desenvolvimento de Indicadores

Para alcançar os objetivos da PCI, o Comitê de Monitoramento da PCI trabalhou em 2017 na definição de indicadores, linha de base e fonte para cada uma das 21 (vinte e uma) metas distribuídas em seus três eixos. Os indicadores estão sendo acompanhados e atualizados anualmente, o que permite identificar os avanços em cada uma das metas estabelecidas e ponderar o direcionamento de esforços do governo, setor privado e sociedade civil.
A escolha dos indicadores foi realizada considerando a disponibilidade, a periodicidade de atualização da informação, a escala e o formato dos dados. Dessa forma, foram selecionadas informações produzidas por fontes consideradas confiáveis e de fácil acesso, com atualizações anuais ou bianuais, dando preferência à aquelas com escala municipal e que seja possível serem localizadas espacialmente no território.
Para algumas metas não há ainda informação disponível que cumpra esses critérios, limitando a definição de um indicador robusto. Em algumas foi necessária a combinação de mais de um indicador, em outras, foi utilizado um indicador composto por duas informações e, em outras, foi somente possível identificar indicadores que refletissem parte da meta.
A nota técnica disponível no link de publicações desta página apresenta as metas dos três eixos que compõem a Estratégia, e os respectivos indicadores, demonstrando ainda quais as bases de dados que foram utilizadas e o processamento dado à informação.
Os indicadores de monitoramento, ou linha de base, é uma informação chave que possibilitará mostrar a situação que o Estado estava em 2015 quando a PCI foi lançada e mensurar seus avanços desde então, facilitando a realização dos balanços das metas PCI outra ação de atribuição deste Comitê.

Balanço de Metas

O balanço de metas traz os resultados dos indicadores de monitoramento das 21 metas da PCI ano a ano, e traz a referência da linha de base referente ao ano de 2015, quando a PCI foi lançada. O balanço possibilita ainda a avaliação da Estratégia no sentido de identificar a necessidade de revisão dos dados, de apresentação de propostas de melhorias de metas e indicadores, bem como a demonstração dos avanços ocorridos em cada um dos eixos.
Os Balanços de Metas dos anos 1, 2, 3 e 4 da Estratégia PCI estão disponíveis nesta página.

Plataforma de Monitoramento

Com o apoio do Earth Innovation Institute, o Comitê de Monitoramento da PCI lançou sua plataforma, que oferece um painel de controle completo para rastrear os objetivos do PCI.
A plataforma, através de um dashboard, permite aos usuários avaliar a situação do Estado e os avanços das metas, além de divulgar os resultados através de documentos, incluindo a publicação anual do Balanço das Metas. A Plataforma também oferece uma visão detalhada do desempenho do Estado ao longo do tempo e oferece uma visão espacial para atender melhor como os objetivos podem ser alcançados e compartilhados em cada um dos seus 141 municípios. Visite o site da Plataforma e saiba mais sobre o progresso do Estado. 

Avaliação Participativa

Em 2020, o Comitê de Monitoramento do Instituto PCI propôs uma avaliação de 5 (cinco) anos da Estratégia. Organizações que participaram da concepção da PCI ou de seu Comitê, incluindo entidades representativas da produção, empresas, organizações da sociedade civil e órgãos do governo do Estado foram convidados a participar de um processo de avaliação participativa executado durante o segundo semestre de 2020, a qual foi realizada por meio de webinars, questionários e oficinas virtuais. O processo foi apoiado pelo ICV, membro do conselho do Instituto PCI e executado pela Essência Processos Participativos.
De forma colaborativa, entidades participantes e parceiras da PCI dialogaram sobre os avanços, dificuldades, aprendizados, resultados e impactos das metas em cada um dos três eixos da estratégia - Produzir, Conservar e Incluir - e de sua gestão, com o objetivo de realizar o balanço geral da Estratégia PCI no período de 2015 até o momento.
Orientada por uma abordagem reflexiva e participativa a partir de diálogos em ambiente remoto, a avaliação participativa foi estruturada em três etapas:

  • Webinar de introdução das atividades, realizado em 27/8/2020, na plataforma Zoom.
  • Formulários online de pesquisa de percepção, disponíveis no link https://sites.google.com/view/avaliapci/ de 31/8 a 8/10 de 2020, sobre: a visão geral da Estratégia PCI; cada eixo da Estratégia e suas respectivas agendas temáticas; e a gestão.
  • Oficinas remotas para cada eixo da estratégia e uma geral, entre outubro e novembro de 2020.

Ao analisar o conjunto das metas dos eixos Produzir, Conservar e Incluir, a maioria das entidades, com a intenção de aprimorar a Estratégia PCI, sugeriram as seguintes propostas:

  • Ajustes em 17 (dezessete) metas e em 12 (doze) indicadores;
  • 15 (quinze) novas metas e 6 (seis) novos indicadores;
  • 89 (oitenta e nove) ações prioritárias para a implementação das metas nos três eixos – Produzir, Conservar Incluir e
  • 38 (trinta e oito) ações prioritárias para a gestão da Estratégia nas agendas de monitoramento, captação de investimentos, comunicação (interna e externa), regionalização/conexão com território e governança e articulação público privada.

Com as propostas de melhorias em metas e indicadores recebidos, o Instituto PCI espera em 2021 lançar uma visão repactuada da Estratégia para o período de 2020 a 2030. Os demais resultados da avaliação serão analisados no âmbito do Comitê de Monitoramento e contribuirão para a definição das Metas PCI para 2020-2025.

Revisão e atualização das metas

No segundo semestre de 2021, iniciou-se, com o apoio do ICV, o processo de atualização das metas da PCI onde foram realizados seis workshops com 28 entidades envolvendo um total de 47 pessoas. Os resultados deste processo possibilitaram que a lacuna de dados de monitoramento fosse reduzida de 30% para 13%.

Plataforma de Inteligência Territorial

Em 2022 o Instituto PCI, com apoio da GIZ e sob coordenação do ICV lançou da Rede de Inteligência Territorial da PCI. O objetivo é atuar em prol da construção de soluções embasadas no conhecimento técnico-científico, no diálogo, na participação e na transparência com foco na geração de dados para o Comitê de Monitoramento da PCI bem, como soluções voltadas para a inteligência territorial da PCI.

Consultoria para o levantamento da qualidade de pastagens

A consultoria mapeou a qualidade de pastagens do estado de Mato Grosso entre 2015 e 2022. O trabalho foi realizado pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG) e contou com mais de 72 mil amostras via satélite Landsat (resolução 30m) para elaborar o mapa de pastagens além de diversas visitas em campo para validação. Os resultados do trabalho indicaram que o estado possui uma área de pastagens inferior ao anteriormente identificado (17,7 Mha ante aos 21,1Mha) e que a degradação de pastagens tem ocorrido numa velocidade maior do que a área de recuperação no estado como um todo. O trabalho foi financiado pelo Instituto PCI em parceria com o Instituto Mato-grossense de Carne (IMAC)

Consultoria para o levantamento da área de florestas plantadas

A consultoria mapeou a as áreas de florestas plantadas bem como a expansão de florestas plantadas sobre áreas de vegetação nativa do estado de Mato Grosso entre 2015 e 2021. O trabalho foi realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) e contou com análise de imagens de satélite Landsat 8 bem como dados obtidos a partir de mapeamento in loco realizado em 2019 pela equipe do IMEA. Os resultados indicaram que a área de florestas plantadas no estado (Eucalipto e Teca) são inferiores aos inicialmente identificadas (192.568 hectares ante aos 280.095 hectares apontados pelo IBGE).

Consultoria para levantamento de dados sobre a Agricultura Familiar

A consultoria coletou dados entre 2015 e 2021 referente ao Valor Bruto de Produção (VBP) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para subsidiar o Comitê de Monitoramento da PCI com informações confiáveis sobre os indicadores de monitoramento da estratégia PCI especifico ao eixo Incluir da PCI. O trabalho foi realizado pela LIS Consultoria com apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.