MT Produtivo

Em 2023 foi aprovado pela Assembleia Legislativa e pelo Banco Mundial o Programa MT Produtivo. O programa é um empréstimo de USD 80 milhões com contrapartida de USD 20 milhões do estado de Mato Grosso para apoiar a agricultura familiar de Mato Grosso. A Secretaria de Agricultura Familiar será a responsável pela execução do empréstimo que terá como objetivo apoiar o fortalecimento de aproximadamente 16 mil produtores familiares, aliado à regularização ambiental e fundiária. O MT Produtivo contribui com as metas do eixo “Incluir” da PCI.

Saiba mais em:  https://www.agriculturafamiliar.mt.gov.br/cadeias-produtivas

I​DH landscape program

Desde 2009, a IDH atua no Brasil desenvolvendo programas nas cadeias da soja, algodão, café e madeira. A partir de 2015, iniciou o programa com foco na abordagem territorial. O programa de paisagem do IDH é uma abordagem integrada de produção, proteção e inclusão para manejo natural sustentável das suas regiões de atuação. Em Mato Grosso, o programa foca no apoio à Estratégia PCI estadual, na formação de Pactos regionais da PCI e em projetos de co-financiamento com o setor privado em cadeias de valor relevantes.

Saiba mais em: https://www.idhsustainabletrade.com/landscapes/mato-grosso-brazil/

Programa Global REDD Early Movers (REM)

Em 2012, o governo alemão através do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) estabeleceu o  Programa Global REDD Early Movers (REM) – Pioneiros Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD) , em português. Este programa prevê o apoio a países e estados que implementaram iniciativas pioneiras em conservação de florestas e redução das emissões por desmatamento e degradação.  

Lançado na Conferência Rio+20 em junho de 2012, o Programa REDD Early Movers (REM) é uma iniciativa inovadora que recompensa os pioneiros na conservação florestal e na mitigação das mudanças climáticas. Destina-se a países ou jurisdições subnacionais que anteciparam iniciativas para proteger as florestas e/ou reduzir as emissões por desmatamento e degradação.
O Programa fornece pagamentos baseados em resultados para redução de emissões por desmatamento verificadas, tornando-se assim uma iniciativa de REDD, de acordo com as decisões assumidas na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

As ações do Programa REM contribuem diretamente com as metas da estratégia PCI, incluindo dentre elas financiamento para estruturação e fortalecimento do Instituto PCI. Em 2024 está previsto o inicio da fase 2 do programa REM quando então serão destinados mais EUR 30 milhões para a continuidade do programa até 2029.

Saiba mais em: https://remmt.com.br/pt/

Partnership for Green Economy (PAGE)

A Aliança de Ação para uma Economia Verde - PAGE - apoia os países interessados em avançar para economias mais inclusivas, que buscam utilizar de forma eficiente os recursos, com baixas emissões de carbono. Em 2012, o documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 - "O futuro que queremos”, reconheceu a Economia Verde como um canal para a promoção do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza. Na ocasião, foi feito um apelo às Nações Unidas para que apoiassem os países interessados na transição para economias mais verdes e inclusivas. Em resposta a esse apelo, cinco agências da ONU: UNIDO, PNUMA, OIT, PNUD e UNITAR - criaram a PAGE - Partnership for Action on Greeen Economy, com o objetivo de atender às crescentes demandas dos países que procuram desenvolver e implementar estratégias de Economia Verde em seu território. A Economia Verde é aquela que resulta em melhoria do bem-estar humano e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e os desequilíbrios ecológicos. Em dezembro/2015 na COP 21 em Paris, após o lançamento da Estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir, o Estado de Mato Grosso no ano de 2016, através do Decreto nº 739 de 10/11/2016, firmou a parceria com a PAGE e o programa foi iniciado com o objetivo de contribuir para a transformação equitativa e sustentável das estruturas econômicas com a finalidade de alcançar a sustentabilidade ambiental, a criação de empregos decentes, a redução da pobreza e a melhoria do bem-estar humano. Mato Grosso foi o primeiro Estado subnacional do mundo a receber o apoio da PAGE.

Saiba mais em: https://www.un-page.org/news-events/news/brazil-mato-grosso-state-news