[email protected]

Rua C, s/n - Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT, CEP 78049-913

I​DH landscape program

Desde 2009, a IDH atua no Brasil desenvolvendo programas nas cadeias da soja, algodão, café e madeira. A partir de 2015, iniciou o programa com foco na abordagem territorial. O programa de paisagem do IDH é uma abordagem integrada de produção, proteção e inclusão para manejo natural sustentável das suas regiões de atuação. Em Mato Grosso, o programa foca no apoio à Estratégia PCI estadual, na formação de Pactos regionais da PCI e em projetos de co-financiamento com o setor privado em cadeias de valor relevantes.

Saiba mais em: https://www.idhsustainabletrade.com/landscapes/mato-grosso-brazil/

Programa Global REDD Early Movers (REM)

Lançado na Rio+20, em 2012, o REDD+ para Pioneiros é uma iniciativa de remuneração que premia nações que apresentem resultados positivos de conservação de florestas. No final de 2017, o Estado do Mato Grosso recebeu financiamento pelos governos da Alemanha e do Reino Unido, no contexto do referido programa, que foram destinados a ações de fortalecimento institucionais e a programas de apoio direto a beneficiários como produtores rurais, povos indígenas e agricultores familiares além de comunidades tradicionais. O Programa REM, executado pela SEMA-MT, está integrado ao Sistema Estadual de REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), com o Instituto Produzir, Conservar, Incluir (PCI), e com o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Incêndios Florestais (PPCDIF), contribuindo diretamente para o alcance das metas estabelecidas para conservação ambiental e redução do desmatamento no estado.

Saiba mais em: https://remmt.com.br/index.php/pt/

Partnership for Green Economy (PAGE)

A Aliança de Ação para uma Economia Verde - PAGE - apoia os países interessados em avançar para economias mais inclusivas, que buscam utilizar de forma eficiente os recursos, com baixas emissões de carbono. Em 2012, o documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 - "O futuro que queremos”, reconheceu a Economia Verde como um canal para a promoção do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza. Na ocasião, foi feito um apelo às Nações Unidas para que apoiassem os países interessados na transição para economias mais verdes e inclusivas. Em resposta a esse apelo, cinco agências da ONU: UNIDO, PNUMA, OIT, PNUD e UNITAR - criaram a PAGE - Partnership for Action on Greeen Economy, com o objetivo de atender às crescentes demandas dos países que procuram desenvolver e implementar estratégias de Economia Verde em seu território. A Economia Verde é aquela que resulta em melhoria do bem-estar humano e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e os desequilíbrios ecológicos. Em dezembro/2015 na COP 21 em Paris, após o lançamento da Estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir, o Estado de Mato Grosso no ano de 2016, através do Decreto nº 739 de 10/11/2016, firmou a parceria com a PAGE e o programa foi iniciado com o objetivo de contribuir para a transformação equitativa e sustentável das estruturas econômicas com a finalidade de alcançar a sustentabilidade ambiental, a criação de empregos decentes, a redução da pobreza e a melhoria do bem-estar humano. Mato Grosso foi o primeiro Estado subnacional do mundo a receber o apoio da PAGE.

Saiba mais em: https://www.un-page.org/news-events/news/brazil-mato-grosso-state-news