Estratégia PCI é apresentada no Acampamento Terra Livre (ATL) de Mato Grosso

Nessa segunda-feira dia 10 de abril, o Instituto PCI apresentou a estratégia Produzir, Conservar e Incluir no primeiro Acampamento Terra Livre (ATL) de Mato Grosso, realizado na Praça Ulisses Guimarães próximo ao Centro Político e Administrativo de Cuiabá.

O ATL-MT deve reunir entre os dias 10 e 13 de abril cerca de 300 indígenas das diversas etnias do Mato Grosso para discutir junto ao poder público e organizações parceiras os desafios que impactam o meio de vida dos povos indígenas, como saúde, educação, demarcação de terras, direito à consulta livre, prévia e informada, gestão ambiental, segurança e proteção territorial, mercado de carbono, barragens em rios, zoneamento do solo, projetos de mineração e projetos hidrelétricos. O evento é coordenado pela Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT).

Segundo a presidente da FEPOIMT, Eliane Xunakalo, a PCI é uma estratégia abrangente e de grande importância no estado de Mato Grosso e sua forma de participação deve ser discutida junto aos povos indígenas. A FEPOIMT é a federação que representa os 43 povos indígenas de Mato Grosso e tem como responsabilidade a interlocução junto ao governo e sociedade civil, os temas que impactam na vida dos povos indígenas, tendo como base a sua autonomia nas decisões e a união das forças para articulação política.

De acordo com Ricardo Woldmar, Gerente de Projetos do instituto PCI o tema indígena é de grande importância para a PCI uma vez que existem 42 mil indígenas em cerca de 55 municípios representando 12% do território de Mato Grosso. As Terras Indígenas são portanto uma importante forma de conservação de florestas, biodiversidade, cultura e meios de vida tradicionais no estado. Esperamos com essa apresentação iniciar um dialogo que busque identificar uma forma de participação e representação dos povos indígenas na estratégia PCI.     

Deroní Mendes, Coordenadora de Direitos Socioambientais no Instituto Centro de Vida (ICV) fez uma fala de destaque sobre a importância de ter uma participação indígena de qualidade na visão e na ambição estadual que a PCI representa. "Não há solução climática sem populações indígenas, sem Populações e Comunidades Tradicionais". O ICV é um dos membros fundadores da PCI e um parceiro de longa data da FEPOIMT.

O evento contou também com a participação do Richard Smith do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). O IPAM é uma das instituições associadas à Estratégia PCI e com larga experiência na execução de projetos de campo e suporte a formação de políticas públicas nos estados Amazônicos.