PCI Tangará: Formado por 19 instituições, Comitê Gestor planeja ações e prevê novos membros

Foi oficializada na última terça-feira (24), em reunião no Sindicato Rural de Tangará da Serra, a composição do Comitê Gestor do PCI Tangará. O grupo é formado pelas instituições Ipac, Sindicato Rural, Unemat, Sema-MT, Rotary Cidade Alta, LPCD, Sindalcool, Empaer, Associação dos Agrônomos, Semmea, Seapa, IPAM, Câmara Municipal, Anhanguera (Unic), Fazendas São Marcelo, Agropecuária Jacarezinho/MFG, SLC Agrícola, Marfrig e Indea.

O PCI – Produzir, Conservar e Incluir – é um conjunto de ações definidas em 2015 na Convenção do Clima (COP 21) que alia produtividade com conservação ambiental e inclusão socioeconômica da agricultura familiar, resultando na redução das emissões e sequestro de carbono de 6 GTonCO2, mediante o controle do desmatamento e o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

Na reunião de ontem (foto anexa), houve apresentação da “Estratégia PCI Estadual” e, nesse contexto, a “Estratégia PCI Regional/IPAM”, com informações sobre o andamento do diagnóstico de Tangará da Serra decorrentes do Projeto REM-MT.

“Temos projetos acontecendo em todo o Estado desde 2015, financiados por organizações de cooperação internacional, empresas, setor privado, e trazemos a ideia em Tangará da Serra para criar o PCI Regional”, disse o Engenheiro Agrônomo Fernando de Mesquita Sampaio, diretor executivo do Comitê Estadual da Estratégia PCI.

Sampaio referiu-se ao REM, projeto cuja sigla em inglês significa REDD for Early Movers que consiste numa iniciativa de Cooperação Bilateral Brasil-Alemanha, cujo objetivo principal é apoiar atores que assumiram riscos e implementaram ações pioneiras para a redução do desmatamento e manutenção do clima.

“O REM visa alimentar a estratégia PCI, garantindo investimentos coordenados com a agenda socioprodutiva ambiental, cujos recursos foram destinados ao Estado de Mato Grosso”, completa o agrônomo Décio Siebert, do Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC), um dos membros do comitê.

Com o comitê formado, as próximas ações serão a ampliação do número de instituições participantes. “Vamos formular novos convites e, no decorrer da caminhada, conforme as coisas vão acontecendo, vamos convidando outros setores da sociedade”, disse Jair Kotz, escolhido como secretário executivo do comitê. Segundo ele, haverá, ainda formação de grupos temáticos e ações específicas para as metas do PCI Tangará da Serra.

Por: PCI Tangará: Formado por 19 instituições, Comitê Gestor planeja ações e prevê novos membros – ENFOQUE BUSINESS